O Projeto Gênesis foi um grande desafio, que começou a ser idealizado em 1998. A premissa do projeto foi de preservar o máximo possível a mata existente, que ocupava 60% do total da área, mas tradicionalmente os empreendimentos da região ocupavam, por coincidência, cerca de 60% do total da área com lotes e reservavam apenas 15% para área verde. Os especialistas do mercado imobiliário acreditavam que o projeto seria inviável economicamente, pois o aproveitamento da área era quatro vezes menor do que o normal. Mas a equipe do projeto tinha um sonho: conceber um desenvolvimento urbano em harmonia com a Mata Atlântica existente no local. E acreditava ser possível tornar viável o Projeto Gênesis, agregando valor com a preservação e integração do meio ambiente.
Havia, portanto, a necessidade de informar o diferencial ambiental do empreendimento para os potenciais compradores e para isso, toda a publicidade foi desenvolvida em tons de verde e mostrando a natureza exuberante do local.
Quatro anos depois o Projeto Gênesis, desenvolvido pelo arquiteto Reinaldo Pestana, estava pronto para lançamento do Residencial Gênesis I e pesquisas de opinião com as imobiliárias mostraram que o preço poderia ser cerca de 20 a 40% maior do que o imaginado.
Logo o preço de lançamento do Gênesis I foi 20% acima do esperado, tendo vendido tudo o que estava disponível em cerca de um mês. Tamanho sucesso chamou a atenção dos empreendedores, que passaram a questionar alguns compradores sobre o que eles achavam que tinham comprado.
Acreditava-se que o centro de lazer da forma como estava projetado atenderia aos anseios dos clientes, mas percebeu-se ao questionar alguns compradores que tudo o que havia sido pensado poderia estar em suas casas. Em relação ao meio ambiente, os compradores imaginavam que haveria vários programas ambientais, com ONGs assessorando o desenvolvimento do empreendimento. A partir deste momento, parte da receita adicional (obtida com a venda dos lotes a preços 20% acima do esperado) foi utilizada na remodelagem do centro de lazer. A piscina 4x8 se transformou em uma piscina aquecida semi-olímpica, o espaço para as crianças brincarem se transformou em um confortável salão de festas equipado com home theater e integrado a um espaço gourmet, foi criada uma sala de fitness, sauna úmida, playground e uma loja de conveniência, para atender necessidades básicas dos moradores.
Além disso, neste momento, os empreendedores resolveram que deveriam buscar entidades sérias e reconhecidas na área ambiental, na expectativa de criar soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano mais sustentável, utilizando a outra parte adicional da receita esperada.
Buscou-se entidades sérias e reconhecidas na área ambiental, na expectativa de criar soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano mais sustentável. Começando com a Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável (FBDS) e Fabio Feldmann Consultores, que apresentou as ONGs SOS Mata Atlântica e Amigos da Terra. Com a primeira, o Gênesis participa do Programa Florestas do Futuro com o compromisso de plantar 150 mil árvores, enquanto que a Amigos da Terra - Amazônia Brasileira auxiliou na compra de madeira certificada pelo FSC para o Residencial Gênesis II e a Y. Takaoka é a primeira empresa incorporadora do país com tal certificação emitida pela Imaflora/Smartwood. Além disso, foi desenvolvido um sistema de gestão ambiental para o Projeto Gênesis, que obteve certificação ISO 14.001 em 2006, emitida pela empresa BRTuV, que pertence ao grupo TÜV Nord, da Alemanha.
O Projeto Gênesis também participa do projeto FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), do Ministério da Ciência e Tecnologia, para fomentar a pesquisa e difusão de conhecimento sobre construções residenciais nas seguintes áreas: uso racional da água e energia, seleção de materiais de construção e geração de resíduos em obras, com o objetivo de divulgar os resultados destas pesquisas para os compradores dos lotes e para a sociedade, de forma que possam utilizar este conhecimento para o desenvolvimento mais sustentável de suas residências. Os incorporadores doaram 170 ha de área para a Associação Vuturussu, uma associação civil sem fins econômicos, com o objetivo social de preservar as áreas com cobertura de mata tropical nativa no entorno dos residenciais, contribuindo, assim, para a conservação da biodiversidade regional e a conseqüente promoção da qualidade de vida da comunidade.
Como resultado de todas as ações ambientais do Projeto Gênesis obteve-se um aumento de 24,8% das áreas de florestas (cerca de 500.000 m²), que interligam fragmentos de florestas e criam corredores de fauna, numa área que totaliza com a floresta já existente no empreendimento 2.500.000 m² de Mata Atlântica. Essa mata propicia um clima na região mais ameno e saudável para as pessoas, na medida em que reduz os efeitos de ilhas de calor no meio urbano. Outro resultado dessas ações é a contribuição de forma relevante pela fixação de CO2 ao longo de 20 anos, de modo que em apenas 6 anos (em 2008) já foi fixado todo o volume de CO2 emitido pelo uso de combustíveis fósseis dos equipamentos e máquinas utilizados na implantação do empreendimento (certificado emitido pela BRTüV)
Além desses resultados, é relevante a satisfação dos clientes após a entrega dos empreendimentos, o que pôde ser comprovado por uma pesquisa de satisfação desenvolvida pela empresa TNS InterScience, que verificou em março de 2005 (um ano após a entrega do Gênesis I) 48% de clientes encantados, 47% satisfeitos e 5% insatisfeitos, sendo que em uma escala de nota de 0 a 10, os clientes encantados atribuíram 10 ao empreendimento e satisfeitos atribuíram notas entre 7 e 9. A mesma pesquisa foi refeita em novembro de 2007 para o Gênesis II (um ano após sua entrega), verificando-se 49% de clientes encantados, 51% satisfeitos e nenhum insatisfeito no universo pesquisado. Entre os prêmios recebidos pelo Projeto Gênesis estão: Top de Ecologia ADVB (2002), Top de Marketing ADVB (2002), Top de Ecologia ADVB (2004), Master Imobiliário - Secovi (2004), Prêmio Ambiental Von Martius - Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (2005), Super Top de Marketing - ADVB (2005), Prêmio Eco - Câmara Americana de Comércio (2006) e Prêmio Planeta Casa - Editora Abril (2007).
Um projeto premiado pelo zelo com o meio ambiente.